Código de Ética e Conduta

Introdução

 

A Advys Assessoria de Negócios Ltda (“Advys” ou “Empresa”) tem a condução das suas atividades empresariais orientada por um conjunto de valores que refletem elevados padrões éticos e morais, buscando assegurar credibilidade e preservar a imagem da empresa, no curto e longo prazos, junto aos mercados em que atua regularmente.

A reputação e imagem positivas da Advys são um patrimônio de seus acionistas e colaboradores, sendo fruto direto do comportamento e do compromisso desses últimos com os princípios estabelecidos neste Código de Ética e Conduta (“Código”). Todos os colaboradores devem estar comprometidos com os princípios de honestidade, confiança e respeito pelos outros, e são responsáveis pela disseminação e prática desses valores.

Este Código é um guia de conduta e valores éticos, a ser seguido tanto na vida pessoal como na profissional por nossos colaboradores. Este documento deve ser lido em conjunto com a Política Anticorrupção, e deve ser utilizado por todos, mediante a aplicação das seguintes premissas:

  • Valorização do trabalho e da dignidade humana;
  • Obtenção dos objetivos empresariais com responsabilidade social corporativa, atuando de forma consciente e responsável sob os aspectos socioeconômico e ambiental de suas atividades e contribuindo para o desenvolvimento das comunidades em que atua, inclusive incentivando o exercício da cidadania;
  • Desenvolvimento pessoal e profissional de nossos colaboradores;
  • Incentivo ao relacionamento construtivo nas relações internas e externas;
  • Pioneirismo em soluções para os clientes e sigilo das informações;
  • Comportamento correto, honesto, ético, responsável, com confiança, respeito, transparência e lealdade com todos os que interagem com a Advys;

 

  1. Componentes Estratégicos

1.1 Empresa

A burocracia, o uso de linguagem inacessível, a falta de tempo para uma busca qualificada de informações importantes e a falta de planejamento de itens básicos costumam gerar um prejuízo muito grande para quem, seja pessoa física ou jurídica, tenta empreender pela primeira vez, transformar um negócio informal em uma micro ou pequena empresa, ou enfrentar questões do dia-a-dia sem ter a quem recorrer para tomar as melhores decisões.

Para minimizar este prejuízo, criamos a Advys, uma empresa que busca democratizar a informação, oferecendo consultoria nas áreas empresarial, contábil, forense, financeira e societária. Com um serviço permanente de resposta às dúvidas do dia-a-dia, esperamos minimizar a frustração pessoal motivada por gastos desnecessários de tempo e dinheiro decorrentes de apostas equivocadas, estratégias ineficientes de negócios, erros de administração, contratos mal negociados, decisões trabalhistas questionáveis, incapacidade de negociação de dívidas, entre outras dificuldades.

1.2 Manifesto

Diretrizes para todos em busca da máxima eficiência operacional:

  • HONESTIDADE e INTEGRIDADE não são virtudes, são obrigações. Faça o que é CORRETO, independentemente do resultado;
  • O nosso principal recurso é o TEMPO. Não o desperdice. Procure interações OBJETIVAS e cuide do seu tempo assim como cuida do seu dinheiro;
  • O ERRO é permitido, mas não sua REPETIÇÃO. Aprenda com a experiência e ajude os outros a superarem suas dificuldades;
  • O CONHECIMENTO é nosso principal diferencial competitivo no mercado. Leia, compartilhe ideias, escreva, questione e nunca aceite ficar estagnado;
  • Nossos serviços não podem ser bons, eles têm que ser EXCELENTES. Todo tempo gasto com revisões e ajustes é investimento em nossos clientes;
  • Remova qualquer IMPEDIMENTO que esteja prejudicando o seu desempenho. Sua dedicação é fundamental para o crescimento da Empresa;
  • Crie laços fortes de RELACIONAMENTO. Tenha confiança em todos da empresa para que sejamos um TIME de alta performance.
  • Mantenha seu FOCO na agilidade, qualidade e precisão. Evite distrações;
  • O objetivo de qualquer empresa prestadora de serviços é gerar VALOR para seus CLIENTES. Temos de ser vistos como parceiros estratégicos;
  • Cuide da sua SAÚDE. Um bom profissional é uma pessoa equilibrada. Seja exemplo, vista-se bem, cuide da aparência, do corpo e de sua mente;
  • Por fim, ninguém deve viver apenas para trabalhar. Seja EFICIENTE e terá tempo para aproveitar sua família, seus amigos, viagens e noites de sono;

1.3. Missão – Visão – Valores

1.3.1. Missão

Empoderar empreendedores, democratizando conhecimento e tecnologia.

1.3.2. Visão

Ser a escolha número um de 1 milhão de empreendedores como parceiro de confiança em contabilidade e soluções empresariais.

1.3.3. Valores

Servimos aos nossos colaboradores, estimulamos nossos talentos, e respeitamos nossos clientes. Fazemos a coisa certa, sempre. Comunicamos de forma verdadeira e com clareza. Transformamos o complexo em simples e não deixamos para amanhã o que pode ser feito hoje. Escutamos com a intenção de entender e não de responder. Defendemos uma sociedade mais justa, cuidamos do meio ambiente e promovemos a diversidade. Zelamos muito por nossa imagem que é fiel reflexo de quem somos. Assumimos nossas responsabilidades, abraçamos mudanças e tecnologias e superamos obstáculos.

1.4. Pensamentos que nos inspiram

“No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita, ou não faz” – Ayrton Senna

“Clientes podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em algum outro lugar” – Sam Walton

“Se você não pode explicar algo de forma simples, então você não entendeu muito bem o que tem a dizer” – Albert Einstein

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente. Quem sobrevive é o mais disposto à mudança” – Charles Darwin

“Se você não faz parte da solução, faz parte do problema” – Homer Simpson

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” – Nelson Mandela

“Não tenha medo de desistir do bom para perseguir o ótimo” – John D. Rockefeller

“Descobri que, quanto mais eu trabalho, mais sorte eu pareço ter” – Thomas Jefferson

“Você não ganha para trabalhar, você ganha para resolver problemas, criar soluções e encantar clientes. O trabalho é o meio, não o fim” – Ricardo Amorim

“O grande risco é não assumir nenhum risco. Em um mundo que muda, de verdade, rapidamente, a única estratégia com garantia de fracasso é não assumir riscos” – Mark Zuckerberg

“A ausência da ética deixa um vácuo onde se propaga a onda da corrupção” – Antônio Gomes Lacerda

“Honestidade é um presente caro. Não espere isso de pessoas baratas” – Warren Buffett

“Para trás? Nem para pegar impulso” – Clovis de Barros Filho

“Se você pensa que a Educação é cara, espere até ver o quanto custa a ignorância” – Barack Obama

“Sempre acreditei que se você colocar o trabalho, os resultados virão. Eu não faço coisas com ‘meia vontade’, porque eu sei que se eu fizer, então eu posso esperar resultados de ‘meia qualidade’” – Michael Jordan

“Eu perdi mais de 9.000 lances na minha carreira. Eu perdi quase 300 jogos. 26 vezes eu confiei em fazer o lance final vencedor… e perdi. Eu falhei repetidamente na minha vida. E por isso que eu tenho êxito” – Michael Jordan

“Algumas pessoas querem que algo aconteça, outras desejam que aconteça, outras fazem acontecer” – Michael Jordan

“É errôneo servir-se de meios imorais para alcançar objetivos morais” – Martin Luther King

“O tempo é o melhor autor; sempre encontra um final perfeito” – Charles Chaplin

“A verdadeira sabedoria consiste em se conhecer a própria ignorância” – Sócrates

“Nunca deixe ninguém dizer te dizer que não pode fazer alguma coisa. Se você tem um sonho, tem que correr atrás dele. As pessoas não conseguem vencer e dizem que você também não vai vencer. Se quer alguma coisa, corra atrás” – Will Smith – “Em Busca da Felicidade”

“Porque você quer tanto isso? Porque eles me disseram que eu não poderia ter” –Cuba Gooding Junior – “Homens de Honra”

1.5. Responsabilidade Social Corporativa

A Advys acredita na sua responsabilidade de gerar valor para seus clientes, acionistas e colaboradores bem como no seu dever de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade, respeitando a diversidade, promovendo a redução das desigualdades sociais e incentivando atividades que preservem o meio ambiente e aprimorem a educação.

 

2. Abrangência

Este Código, que contém regras gerais de conduta ética a serem cumpridas, deve ser observado por todos os colaboradores, terceiros, parceiros de negócios, fornecedores e prestadores de serviços, sócios, empresas controladas, direta ou indiretamente, e quando aplicável, entidades sem fins lucrativos geridas por colaboradores nomeados ou cedidos pela Advys, e quaisquer pessoas agindo em nome da Advys, servindo de diretriz para todos.

Todos os colaboradores deverão firmar o Termo de Recebimento e Compromisso, conforme modelo em Anexo 1, o qual será arquivado na sede da empresa enquanto mantiver o vínculo com a Advys e, por pelo menos cinco anos após o seu desligamento. Além disso, os mesmos deverão anualmente assinar o Termo de Renovação de Compromisso

 

3. Princípios Éticos

Os princípios são regras e normas que orientam a ação do ser humano. São normas de caráter geral, universal, que englobam ações morais e legais. Os princípios éticos, a boa governança e ética profissional servem de pilares às atividades da Advys e referência para o comportamento de todos nossos colaboradores, pelos quais serão incentivados e responsabilizados.

  • Integridade: significa a qualidade de retidão, de conduta ilibada e imparcial, do respeito integral às leis do País e às normas que regem as atividades de nosso setor e de nossa empresa, cuja natureza de ação seja reflexo de nossa honestidade;
  • Equidade: É o nosso dever de tomar decisões e agir de forma imparcial e objetiva. Nossa conduta deve ser isenta de interesse próprio, preconceito e favoritismo, privilegiando sempre a conduta correta ainda que o resultado não seja do nosso interesse;
  • Responsabilidade: É nossa obrigação de assumir o domínio das decisões que tomamos ou não, as ações realizadas ou não, e especialmente as consequências resultantes;
  • Respeito: É nosso dever de demonstrar uma elevada consideração por nós mesmos, por outras pessoas e pelos recursos, tangíveis ou intangíveis, confiados a nós;
  • Honestidade: Honestidade é o nosso dever com a verdade e com o agir de maneira verdadeira tanto em nossa comunicação quanto em nossa conduta;
  • Compromisso com a solução: Nosso comportamento deve ser proativo e deve buscar resultados benéficos para todos, valorizando e conciliando os interesses dos indivíduos com os da empresa. Devemos encarar os problemas como oportunidades para mostrar nosso talento em transformá-los em soluções;

 

4. Regras de Conduta Ética

Todos os colaboradores e/ou prestadores de serviços contratados pela Advys estão sujeitos a um padrão de conduta ética excepcional. Eles devem conduzir suas atividades de forma honesta, transparente e em conformidade com todas as leis e regulamentos aplicáveis.

Em caso de dúvida sobre qualquer tipo de conduta não contemplada nesta lista, o colaborador deverá consultar seu superior ou entrar em contato com o Comitê de Ética e Conduta, através do Canal de Comunicação apropriado.

4.1.1. Condutas Esperadas

  • Negociar sempre de boa-fé;
  • Cumprir os compromissos que assumir, fazer o que disser que irá fazer. Aceitar a responsabilidade por suas ações e consequências;
  • Desempenhar as suas atividades em consonância com este Código e seguir as políticas e normas internas da Advys, bem como todas as leis aplicáveis, estimulando e orientando os seus colegas nesse sentido;
  • Manter uma atitude pessoal e profissional positiva, digna, leal, honesta, de respeito mútuo, imparcial, objetiva, transparente, cortês e colaborativa nas relações com todas as pessoas com que interagimos;
  • Agir com responsabilidade social e com respeito à dignidade humana;
  • Executar as atividades com bom senso e respeitando os aspectos de segurança e saúde definidos pela empresa;
  • Preservar o patrimônio da Empresa, especialmente sua imagem e reputação, instalações, equipamentos e materiais, utilizando-os apenas para os fins a que se destinam, com consciência, zelo e parcimônia;
  • Atuar nas redes sociais respeitando os valores da Advys e este Código;
  • Evitar conflitos de interesses próprios com os da Empresa e, quando não for possível, comunicar o fato ao superior imediato;
  • Não divulgar qualquer informação confidencial ou sensível da Empresa, ou de nossos clientes, a que tiver acesso, mesmo que não haja mais vínculo com a Empresa;
  • Participar de treinamentos para compreensão deste Código;
  • Contribuir para a manutenção das informações gerencias e dos registros contábeis de acordo com a legislação, normas e melhores práticas existentes;
  • Contratar colaboradores, fornecedores, parceiros e prestadores de serviços através de critérios objetivos de seleção, tais como conformidade técnica, desempenho, qualidade, preço e condições de pagamento, prazos, condições de garantia, risco, condições de pós-venda e o que mais for relevante em cada caso;
  • Estabelecer relações com Agentes Públicos, sempre que necessário, baseadas na transparência, na honestidade, na ética, e sempre respeitando as leis vigentes e as normas da Empresa;
  • Quando autorizado pela empresa a interagir com a imprensa, atuar sempre de forma transparente, observando os valores éticos da nossa empresa, e expressando sempre o ponto de vista institucional;

4.1.2. Condutas Proibidas

  • Fica estritamente proibido aos colaboradores, prestadores de serviços e parceiros envolverem-se em condutas fraudulentas, enganosas ou desonestas em relação a clientes, outras partes contratantes, órgãos governamentais ou à própria Advys.
  • Usar o cargo, oferecer ou receber presentes visando obter vantagens pessoais ilegítimas, ou para terceiros ou Agentes Públicos, em desacordo com as políticas e normas da Advys;
  • Discriminar em função de etnia, origem, gênero, orientação sexual, crença religiosa, nacionalidade, condição de sindicalização, convicção filosófica ou política, ideológica, classe social ou econômica, deficiência física ou mental, estado civil ou idade, estado obstétrico e biotipo;
  • Praticar qualquer tipo de assédio na Empresa, moral ou sexual, ou que provoque constrangimento alheio ou um ambiente profissional hostil;
  • Permitir ou fazer propaganda política, religiosa ou comercial nas dependências da empresa;
  • Oferecer hospitalidade ou entretenimento, realizar doações ou contribuições sociais em nome da Advys em desconformidade com suas políticas e normas ou sem a obtenção de autorização expressa;
  • Ser desonesto com a Advys ou qualquer cliente ou concorrente, ou denigrir sua imagem ou seus produtos e serviços, ou usar de métodos ilegais ou antiéticos para a obtenção de informações sobre eles;
  • Tentar obter vantagens financeiras ou fechar contratos com os clientes da Advys em paralelo, e até 2 anos após o eventualmente o encerramento do vínculo de prestação de serviço com a Advys, sob penalidade de multa por perdas e danos.
  • Usar drogas psicoativas ilegais, ou vir para o trabalho sob influência delas ou de álcool, em quaisquer dependências da empresa;
  • Evitar relacionamento com companhias que pratiquem trabalho infantil, forçado ou compulsório;
  • Contratar ou demitir, premiar ou punir, conceder ou negar contratos com base em considerações pessoais, incluindo favoritismo, nepotismo ou suborno;
  • Proibir ou dificultar a liberdade de associação dos colaboradores a quaisquer entidades de classe legitimamente constituídas, ou não reconhecer o efetivo direito à negociação coletiva de trabalho;
  • Engajar em condutas fraudulentas com clientes, contra o Estado, ou contra a Advys. Qualquer conduta que infrinja as regras poderá dar causa para o cancelamento do contrato de prestação de serviços da Advys, e ser passível de pagamento de multa por perdas e danos a imagem da Advys

4.1.3. Penalidades

  • Qualquer colaborador ou prestador de serviços que violar qualquer cláusula estará sujeito a penalidades rigorosas, que podem incluir:
  1. a) Rescisão imediata e sumária do contrato de prestação de serviços, sem qualquer aviso prévio ou indenização;
  2. b) Responsabilidade por quaisquer perdas e danos causados à Advys, incluindo danos à sua imagem, reputação ou financeiros;
  3. c) Possíveis ações judiciais adicionais, conforme permitido por lei.
  4. d) Além das penalidades previstas nesta cláusula, os prestadores de serviços são responsáveis por cumprir todas as leis e regulamentos aplicáveis em todas as suas atividades relacionadas à Advys

4.2. Brindes e Presentes

Os colaboradores da empresa podem aceitar brindes de baixo valor, sempre assegurando que não haja qualquer comprometimento de seu juízo de avaliação ou entendimento de obrigação, expressa ou implícita, de retribuir de alguma forma.

Caso qualquer colaborador pretenda oferecer ou fornecer brindes, presentes ou hospitalidade (incluindo despesas de refeições, entretenimento, acomodação ou viagens) a Agentes Públicos, particulares ou terceiros, deverá observar os seguintes limites:

  • Brindes, presentes ou hospitalidades não poderão ultrapassar o valor econômico máximo de R$ 200,00 (duzentos reais) por ano para o mesmo beneficiário;
  • Brindes, presentes ou hospitalidades acima de R$ 200,00 (duzentos reais) por ano para o mesmo beneficiário, ou para Agentes Públicos independentemente do valor, deverão ser aprovados previamente pelo Comitê de Ética e Conduta;

 

5. Gestão do Código

5.1. Comitê de Ética e Conduta (“CEC”)

O CEC é composto pelo Presidente e Diretores Executivos. Quando houver um Conselho de Administração, os membros do CEC serão nomeados por ele.

Cabe ao CEC avaliar novas políticas relacionadas à ética e à conduta, propor ações para sua disseminação, e quando for necessário, alterar este Código, com o aval da Conselho de Administração, quando este estiver constituído.

Dúvidas ou questões sobre a interpretação, o alcance ou os procedimentos referentes a qualquer assunto a ser tratado com relação a este Código devem ser apreciadas pelo Comitê de Ética e Conduta que direcionará as questões específicas às outras áreas, quando necessário.

O Canal de Comunicação adequado para se comunicar com o CEC é através do e-mail comitedecondutaeetica@advys.com.br. Entretanto, o colaborador poderá contatar um ou mais membros diretamente.

5.2. Procedimentos perante dúvidas e violações ao Código

É impossível prever todas as situações com as quais podemos deparar sobre comportamento ético. Por conta disso, acreditamos no senso de julgamento de cada um, e incentivamos a consultar outros colaboradores, o superior direto, ou diretamente o CEC.

Qualquer colaborador que violar ou descumprir dispositivos constantes deste Código, ou outras normas da Empresa, ou práticas de boa governança, ou dispositivos legais e normativos, estão sujeitos às ações disciplinares, que incluem advertência (verbal ou formal), suspensão e demissão, independentemente do nível hierárquico, sem prejuízo das penalidades legais cabíveis.

Vale ressaltar que, na aplicação das medidas disciplinares, serão consideradas a natureza e a gravidade da infração, observando-se sempre as normas de Recursos Humanos da Advys e a legislação aplicável.

Denúncias e manifestações por parte de colaboradores ou de terceiros que tenham conhecimento de violações mencionadas acima, podem ser feitas ao superior imediato ou ao Comitê de Ética e Conduta diretamente, e sob nenhuma circunstância, os denunciantes deverão sofrer retaliação ou intimidação.

Última atualização: 31.01.2017