Skip to main content

O que é Nota Fiscal Eletrônica de mercadoria?

É um documento emitido e armazenado eletronicamente com informações relacionadas a operações efetuadas. Seja: Compra de produtos, vendas, bonificações, devoluções entre outras;

Existe uma confusão comum onde o contribuinte acredita que a Danfe e NFe são o mesmo documento, contudo, o que é realmente válido é o XML, arquivo gerado com a emissão da nota contendo a assinatura do certificado digital e com todas as informações necessárias para escrituração e controle das operações realizadas;

 O Danfe ( nota impressa)  por outro lado não contém todas as informações, na verdade detém somente dados informativos de identificação, a natureza da operação, valores e descrição de produtos.

 É utilizado somente como comprobatório de que a carga que está sendo transportada tem nota fiscal emitida, e está sendo tributada adequadamente.

 

Existem uma série de vendedores que disponibilizam o software para emissão das notas fiscais cobrando uma taxa mensal e até mesmo anual para que os emitentes mantenham o programa instalado, além disso, eles cuidam da manutenção do mesmo.

De qualquer modo, existia o emissor gratuito disponibilizado pelo SEFAZ SP. Infelizmente em 31/12/2016 foi descontinuado, pois de acordo com o órgão público  95 % dos emitentes não utilizavam o emissor, logo  o mesmo fazia- se desnecessário

Atendendo há pedidos de muitos contribuintes que faziam uso do emissor gratuito, o SEFAZ do Maranhão deu continuidade no software e desde  01/01/2017 e realiza atualizações constantemente, de modo que segue as notas técnicas que são emitidas pelo ENCAT.

Além disso, há um detalhe importante, este emissor mesmo sendo atualizado e mantido pelo Maranhão, pode ser utilizado em todo o território nacional.

Para realizar o Download do software, segue link abaixo:

http://portal.sefaz.ma.gov.br/portalsefaz/jsp/pagina/pagina.jsf?codigo=4084

Emitindo notas fiscais  

Emitir notas fiscais é algo simples mas inicialmente pode ser complexo, por isso é importante ter o auxílio de um profissional ( contador, analista de escrita fiscal ou auxiliar fiscal) que acompanhe as emissões ao menos das primeiras notas pois a inabilidade com o  sistema  poderá causar erros.

Abaixo, segue um tutorial de emissão:

Este conteúdo fez a diferença? Fale com a Advys

Leave a Reply

Assistente Virtual (*em fase de teste)
Assitente Virtual