Skip to main content

Vamos falar sobre o planejamento no empreendendorismo

A decisão de abrir uma empresa muitas vezes é motivada por um sonho e na maioria das vezes está associada com a expectativa de liberdade que é muitas vezes alimentada por um entusiasmo inicial que, para os desavisados e despreparados, é a pior receita para o insucesso do negócio.Um sonho, muitas ideias e o brilho nos olhos são pré-requisitos para o primeiro passo na abertura de uma empresa, mas empreender exige técnica. Exige habilidades. É possível iniciar um negócio e com o seu funcionamento descobrir e desenvolver, em forma de sacrifício, as habilidades necessárias, mas, também é possível e até mais seguro, compreender quais serão as habilidades necessárias e cercar-se de todo o preparo, antecipadamente, para somente então assumir um negócio.

Como costuma dizer o famoso treinador da Seleção de Volei, Bernardinho: “A vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer. Vencer será consequência da boa preparação.” Assim como quem deseja passar num concurso público ou ganhar um campeonato de um determinado esporte precisa se preparar antecipadamente, o empreendedor também deveria ter esse pensamento para minimizar o risco do empreendimento.

Poderíamos comparar um empreendedor que decide abrir uma empresa sem se preparar e sem fazer um planejamento, com quem decide fazer uma viagem em seu veículo para um outro Estado ou País e não se preocupa em calcular, por exemplo, quanto de combustível precisa ter no tanque, quanto de dinheiro precisa para os pedágios, onde fazer as refeições e se hospedar e, até mesmo, qual rota seguir.

É claro que essa escolha é uma questão de perfil e momento. Mas, saber gerir a si próprio é uma habilidade essencial ao empreendedor e isso poderá decidir se seu negócio irá fracassar ou alcançar o sucesso. Gerir a própria vida, seja ela no aspecto financeiro ou em relação as suas expectativas e ansiedades, é essencial para evitar erros básicos como misturar as próprias contas com as contas da pessoa jurídica e a frustração de não compreender o tempo necessário para a maturidade do negócio diante dos reveses do tempo.

O empreendedor deve perseverar e lidar com a adversidade de forma diferente das demais pessoas que preferem zonas de conforto, como um emprego estável e bem remunerado, por exemplo. O empreendedor deve ter coragem para superar os desafios em que a maioria despreparada desiste e fracassa e motivação para acordar disposto após um dia anterior cheio de não e seguir acreditando nos seus sonhos.

Ter conhecimento para dominar e executar os elementos básicos do seu negócio demonstra sua competência para gerir e é isso que irá fazer o seu negócio acontecer. Se você tem uma visão geral de todo o negócio, de gestão de pessoas, gestão financeira, marketing e legislação aplicável, você conseguirá passar aos seus clientes, subordinados e ao mercado a mensagem de que não é um amador aventureiro que irá entrar nas estatísticas de fracasso, mas, sim, um verdadeiro profissional que está preparado para chegar ao topo.

A habilidade de planejar, antecipadamente, quanto de capital de giro irá precisar em cada fase da sua empresa, por exemplo, pode responder se os seus recursos são suficientes para iniciar o seu negócio e evitar surpresas futuras como a busca por empréstimos à juros que podem comprometer a vida financeira do seu negócio ou por investimentos que podem comprometer a sua vida na empresa, simplesmente, pelo mal dimensionamento do investimento necessário para o negócio.

Essas são apenas algumas das diversas habilidades que um empreendedor precisa ter, então, se esse for o seu caminho, se prepare. Se prepare antes, durante e não hesite em contar com ajuda profissional. Empreender com sucesso exige multifuncionar no nível mais alto.

Este conteúdo fez a diferença? Fale com a Advys

Leave a Reply

Assistente Virtual (*em fase de teste)
Assitente Virtual