Não importa se você possui um grande ou pequeno escritório de arquitetura, ou se você acabou de se formar, ou até mesmo se tem anos de experiência.
Dessa forma, se você realizar bem estas 9 dicas, poderá economizar, manter a saúde financeira do seu negócio, ter a certeza de que estará atuando dentro da lei e ainda fazer o seu negócio prosperar. Então, borá lá?1. Regularize a sua empresa
Antes de tudo, a primeira dica talvez seja a parte mais difícil. Isso por que abrir uma empresa no Brasil demora em média 79 dias. É um processo burocrático, demorado e cansativo. Porém, indispensável. Por consequência, trabalhar como pessoa jurídica pode acarretar em uma economia de até 10% em impostos.
É provável que você que é arquiteto ou arquiteta e ainda não regularizou ou abriu seu negócio, não entenda muito sobre os tipos de empresa que existem por aí (como a MEI, ME, EI, EIRELI, LTDA, ou S/A, por exemplo), assim como os tipos de regimes tributários para cada uma delas (como o Lucro Real, Lucro Presumido e o Simples Nacional).
Por outro lado, mesmo que você entenda um pouco do assunto, visto que sua especialidade é arquitetura – ou ao menos não é contabilidade – o ideal é que você busque um especialista para te indicar qual o melhor tipo de empresa e regime tributário você deve adotar para a sua empresa.
Para que você consiga ter um processo mais rápido e que possa evitar futuros problemas burocráticos, busque o seu contador ou entre em contato com uma empresa de contabilidade para que os especialistas possam lhe ajudar com esta primeira fase. Os aspectos burocráticos que envolvem a abertura de um negócio são de responsabilidade do setor contábil, o qual previne irregularidades e evita que o gestor pague taxas e impostos mais altas. Ao passo que a sua contabilidade te mantém regular com o governo, ela também deverá lidar com o patrimônio da sua empresa, assim, todas as movimentações de bens devem ser registradas pela Contabilidade e transformadas em relatórios, que serão muito úteis para a tomada de futuras decisões.
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2. Aprenda a economizar e cuide de suas finanças
Nessa altura do campeonato, convenhamos que não importa muito se você é um profissional autônomo ou o fundador de uma grande empresa de arquitetura. O importante mesmo é ter um bom controle financeiro, manter o seu negócio saudável, lucrativo e regularizado – E isso pode ser muito mais fácil se você puder contar com uma boa empresa de Contabilidade -.
A Contabilidade permite que se elaborado um planejamento tributário por meio das informações coletadas, tais como valor de ativos e passivos, receitas, despesas, rentabilidade, lucratividade, produtividade da mão de obra, etc. É importante também para os processos de tomada de decisão. Isso porque, em posse dos dados contábeis, a empresa consegue visualizar onde é preciso cortar gastos e reduzir custos, ou se vale a pena fazer novos investimentos, por exemplo.
Se você já possui um contador, converse com ele e verifique se a sua contabilidade possui consultoria. Caso ainda não possua Contador, busque por escritórios de Contabilidade que possuam uma Contabilidade Consultiva.
3. Conte com a ajuda de quem entende do assunto
Se você está abrindo agora ou pretende abrir um escritório de arquitetura, tente antes buscar quem já trabalha com isso. Bons empreendedores amam falar de seus negócios e incentivar aqueles que querem exercitar o espírito empreendedor. Busque também um escritório de contabilidade para te ajudar com a parte burocrática e, se possível, uma consultoria empresarial para te ajudar com o planejamento.
Existem escritórios de contabilidade que possuem planos bem flexíveis, que se adaptam facilmente ao seu bolso e que também incluem a consultoria empresarial. Agora, se você já possui uma empresa de arquitetura e quer ampliar seus negócios ou apenas crescer em 2019, busque o consultor empresarial.
O papel de um consultor empresarial é diagnosticar problemas e propor soluções para que sua empresa possa crescer e aumentar o número de negócios.
A Consultoria Empresarial costuma ser solicitada quando uma empresa enfrenta problemas específicos como, queda das vendas ou desempenho dos funcionários, mas o consultor também é uma boa opção quando a empresa busca expandir sua atuação, investir em novas unidades ou entrar em um novo negócio.
Utilize ferramentas de marketing digital
Você já reparou que hoje a internet está cheia de informações interessantes e aulas gratuitas? Isso está acontecendo por conta do marketing de conteúdo. O marketing de conteúdo é a veia principal do Inbound marketing (ou marketing de atração). Com ele é possível conquistar muitos clientes investindo pouco dinheiro.
Antigamente, para você fazer um anúncio era necessário desembolsar milhares de reais por uma propaganda de 30 segundos na TV ou no Rádio. Hoje, com a era digital, com o investimento de até R$ 5,00 por dia você consegue impulsionar as suas vendas. O marketing de conteúdo é bom para todo mundo. Com ele é possível você aprender um pouco mais sobre marketing apenas lendo e assistindo o que os especialistas falam. A RockContent e a RD Station, por exemplo, possuem conteúdos riquíssimos em seus blogs, sendo que a RockContent possui também cursos gratuitos onde você pode aprender bastante sobre o assunto.
O Facebook, por exemplo, é uma empresa que disponibiliza cursos gratuitos no Facebook BluePrint, abordando diversos assuntos para os iniciantes e até mesmo para os mais avançados (afinal, sempre é bom ficar atualizado e ampliar a visão sobre o mercado).
Se você está começando agora, recomendo que faça essas aulas gratuitas e aprenda um pouco mais sobre como e onde divulgar o seu negócio. Para facilitar a sua vida, fiz aqui uma lista com alguns sites que possuem cursos gratuitos de marketing:
Marketing Digital para o Empreendedor (Endeavor)
Viver de blog
RockContent
Facebook BluePrint
Agora que você sabe um pouquinho mais sobre o marketing digital, é hora de colocar a mão na massa.
Não sabe por onde começar?
Veja aqui um passo a passo para você que está começando:
Crie um site responsivo.
Alguns sites de hospedagem cobram a partir de 4 reais/mês.
Então dinheiro não é desculpa!
Monte um portfólio online atraente.
Tenha a certeza de que você está disponibilizando seus dados para contato de forma simples e fácil de encontrar.
Crie páginas nas redes sociais (Facebook, Instagram, Pinterest, etc.)
Alimente seu site e suas redes sociais com conteúdos relevantes para o seu público.
Segmente seu público e faça anúncios pagos para impulsionar a visualização de seus conteúdos.
Pronto! Agora é só atender os seus cliente e pedir muitas recomendações e depoimentos. Dica importante para o marketing digital: “Feito é melhor que perfeito.”
4. Faça networking
Esta dica serve não somente para você conquistar clientes, mas também para você aprender mais sobre como crescer em 2019. Você pode aprender com os erros e acertos de outros empreendedores e avançar mais rápido, por isso, uma rede de pessoas que trocam informações e conhecimentos entre si potencializam as suas chances de ter sucesso.
Como conseguir isso? Simples! Tome as rédeas de sua carreira e crie oportunidades para si! Participe ativamente de eventos, fóruns de discussão e palestras, faça novos cursos e especializações e mantenha o contato com os colegas, professores e se possível coordenadores da faculdade.
Tenha em mente que um bom networking não é categorizado pela quantidade e sim pela qualidade dos seus contatos! Não queremos que você se torne uma pessoa “popular”; queremos que você faça relacionamentos reais com as pessoas de seu interesse. Peça conselhos as pessoas que você admira e busque fazer igual, ou ainda melhor que elas. Lembre-se de sempre levar com você um cartão de visitas. Tire fotos dos eventos que frequentar e publique nas suas redes sociais. Busque também ajudar seus contatos sempre que puder e mostre interesse nas pessoas com quem você trocar ideias.
Busque também pessoas que estejam fora do mundo da arquitetura. Procure conversar, manter contato e aprender com profissionais de campos diferentes, pois isso potencializa a sua visão e criatividade em enxergar e resolver questões difíceis e complexas, usando soluções simples de outros ramos.
5. Olhe mais ao seu redor
A era digital é fantástica e cheia de benefícios a serem ainda explorados, mas um dos seus malefícios é que a tecnologia pode vendar os seus olhos e te impedir ver olhar ao seu redor. Não é raro presenciar pessoas sentadas a mesa de um restaurante, todas mexendo em seus aparelhos celulares, seja fazendo check-ins, atualizando suas redes sociais ou conversando com outras pessoas que não estão de corpo presente no local. Para ser diferente, ver além e ter uma visão de futuro, é preciso fazer muito mais e ser diferente da maioria. Portanto se você quer mesmo se destacar em 2019, tire os seus olhos da tela do celular e olhe para frente. Encontre os problemas que as pessoas enfrentam em seu dia a dia (amigos, clientes, parentes, etc.) e busque resolve-los. Seu olhar apurado sobre o entorno também deve te auxiliar na previsão de danos e problemas, para que você possa garantir a funcionalidade, a segurança e o conforto de seus projetos para seus clientes.
6. Valorize os seus diferenciais
Você não pode ser apenas o melhor, tem também que dar valor ao que faz. É muito comum encontrar profissionais de várias áreas diferentes que são muito bons e que dão pouco valor ao seu trabalho, e acabam cobrando pouco e não possuem muitos clientes, assim como existem os profissionais que não são tão bons, mas que devido ao fato de darem valor ao seu trabalho, conquistam mais clientes que pagam melhor. Para que você possa conquistar clientes e aumentar suas chances de ter mais sucesso em 2019, passe a dar valor e se pôr como autoridade no assunto que você domina. Como? Siga a dica 4 e promova conteúdos mostrando e compartilhando os seus conhecimentos, as suas conquistas e seus trabalhos. Quanto mais você divulgar o que sabe, mais reconhecido pelo mercado você será. Lembre-se se usar uma linguagem simples e de uso popular. Na dúvida, peça para seus amigos que não são da área revisarem seus conteúdos. Utilize um vocabulário mais sofisticado apenas quando o conteúdo for direcionado a projetos corporativos, onde o domínio da escrita e da fala podem fazer a diferença.
7. Faça uma lista de afazeres
Muitos profissionais gastam horas adiando e postergando e depois perdem noites de sono para entregar os projetos na data combinada. Saiba que isso se trata da famosa procrastinação (popularmente conhecida como auto sabotagem). Este tipo de atitude, além de prejudicar a sua saúde, pode comprometer seus resultados.
Por isso, aprenda quanto tempo você leva para entregar os seus projetos e sempre adicione um tempo de “respiro” para caso algo dê errado no meio do caminho. Antes de ir dormir, faça uma lista de afazeres para o dia seguinte e tente ao máximo seguir o cronograma. Lembre-se que as ações para fazer a sua empresa crescer também deve estar dentro da sua lista de afazeres.
8. Seja excepcional
Caio Carneiro, em seu livro “Seja Foda!” disse: “…medíocre é aquela pessoa que, tendo condições de fazer o melhor de si, contenta-se em fazer o possível – o mínimo aceitável, o mínimo necessário.” Então se você tem condições de acordar mais cedo, estudar mais e fazer mais, então faça! Seja excepcional! É isso que coloca as pessoas que são profissionais e empreendedoras acima da média e em destaque no mercado.
Dica Bônus: Na empresa Advys, você pode tirar Dúvidas Empresariais e Imobiliárias, receber Orientação Financeira e Informações Jurídicas, além da contar com uma Contabilidade Online que regulariza a sua empresa e a Contabilidade Consultiva, para que você tenha posse dos processos e dados contábeis, consiga visualizar e tomar decisões sobre onde é preciso cortar gastos e reduzir custos, ou se vale a pena fazer novos investimentos, por exemplo.